domingo, 22 de setembro de 2013



CLIMA TENSO: Juiz Federal defere liminar de reintegração de posse e ruralistas realizam ato contra FUNAI e Povo Xakriabá

Apesar da insistência para que fosse realizada audiência de justificação e das alegações do MPF e da FUNAI que levaram para os autos elementos comprobatórios de que a Fazenda São Judas encontra-se inserida no território Tradicional do Povo Xakriabá cujo processo de demarcação já se encontra bastante avançado, o Juiz Federal da 2ª Vara da Subseção Judiciária de Montes Claros, Dr. Alexandre Ferreira Infante Vieira deferiu novamente a liminar em favor dos invasores brancos e pela desocupação da área retomada.

Ontem(21) a associação dos fazendeiros realizarão um manifesto na cidade de Itacarambi contra a demarcação das áreas reivindicadas pelo povo Xakriabá. Esta ação está sendo articulada com a participação de políticos e tememos pelo desfecho. Penso que é preciso agirmos com urgência a fim de preservarmos a integridade física dos índios Xakriabá.

O clima está tenso, muito tenso. Da forma que os índios Xakriabá estão sendo expostos no município de Itacarambi e região, penso que todos serão caçados como se fossem animais. Grande parte da população de Itacarambi está se armando, são grandes os riscos e precisamos com urgência mobilizar os órgãos competentes, parceiros e aliados a fim de evitarmos uma tragédia.


Cimi Leste II

Nenhum comentário:

Postar um comentário